Cardápio de sanduíches: você sabe como montar? Conheça 5 dicas

Cardápio de sanduíches: você sabe como montar? Conheça 5 dicas

O novo queridinho dos jovens são os sanduíches gourmet. O que antes era considerado um lanche gorduroso e muitas vezes mal montado, hoje em dia apresenta alto padrão gastronômico e estético, fazendo dar água na boca de muita gente por aí. E tudo começa no cardápio de sanduíches.

Nós sabemos que gerir um restaurante ou uma lanchonete não é tarefa fácil. É preciso entender de finanças, de atendimento ao cliente, de culinária, entre outras coisas.

No entanto, uma das partes mais importantes é a montagem do cardápio. É o cardápio que faz o cliente sentir vontade de experimentar as delícias do seu estabelecimento.

Ele é o convite para o cliente “ficar mais um pouco” e por isso deve ser tratado com muita atenção.

Imagine um casal passeando e procurando algum lugar para fazer um lanche. Algumas cidades têm uma concorrência alta no quesito gastronômico e pode ser difícil chamar a atenção deles.

Eles entram e pedem para ver o cardápio. Imediatamente vão embora. Péssimo, não é? Pode acreditar que algo no cardápio não estava do agrado deles.

Pode ser que tenha sido o preço? Pode. Mas também pode ser que eles simplesmente não tenham sentido vontade de comer seus lanches, provavelmente porque o seu cardápio de sanduíches não estava bom o suficiente.

Então eu te pergunto: você realmente sabe montar um bom cardápio de sanduíches?

O nosso texto de hoje vai trazer algumas dicas na hora de montar o seu cardápio de sanduíches. Criatividade, inovação e bom gosto serão as chaves das nossas dicas de hoje.

5 dicas para montar um cardápio de sanduíches de dar água na boca

Muita gente não se preocupa em trabalhar um bom cardápio de sanduíches pois acha que cardápio de sanduíches é “tudo igual”: os tradicionais x-burguer, x-bacon, x-salada e x-tudo.

Mas não é bem assim. Se você quer se diferenciar da concorrência precisa pensar em novos sabores e novas formas de surpreender seu público-alvo.

Fique atento às nossas dicas e termine sua leitura com a cabeça borbulhando de ideias para montar um cardápio de sanduíches perfeito.

Aposte nos sanduíches gourmet

Eles estão na moda e são deliciosos. Os sanduíches gourmet têm feito sucesso tanto nos grandes centros quanto nas pequenas cidades e essa é uma tendência que só tem crescido.

Por isso, se você está pensando em montar uma lanchonete normal, daquelas que você vê em todo lugar, pode ir tirando essa ideia da cabeça.

Para se diferenciar da concorrência é preciso pensar diferente e seguir as tendências dos grandes centros gastronômicos pode ser uma boa ideia.

Normalmente, os sanduíches gourmet são rústicos e caprichados na apresentação, com carne grossa e ao ponto e um delicioso molho para acompanhar.

Como a carne é grossa, costuma-se utilizar um palito para manter tudo em ordem, sem “desmoronar”. E ah, não esqueça das batatas fritas como acompanhamento.  

Seja criativo na hora de dar nomes aos seus sanduíches

Sem essa do tradicional “x-tudão”. Se você quer que o seu cardápio chame atenção, é preciso mais. Seja criativo e faça um cardápio condizente com a proposta do restaurante.

Algumas lanchonetes já apostam em nomes de estrelas da música ou do cinema para “batizar” seus sanduíches.

Você pode ir para esse lado ou pode pensar em outros temas. O importante é usar a criatividade, você pode usar desde ditados populares até nomes de poemas ou cores.

Para decidir esses nomes, converse com a sua equipe e faça um brainstorming, garanto que surgirão excelentes ideias dalí.

Ah, uma dica: nomes maiores e mais complexos vendem mais que nomes simples e comum, por isso, pode apostar com tudo!

Sucos naturais podem fazer a diferença

Quantas lanchonetes você conhece que oferecem sucos naturais? E quantas pessoas você conhece que trocam fácil-fácil o tradicional refri por um suco feito diretamente da fruta?

Pois é, apostar em sucos naturais no seu cardápio pode ser um grande diferencial. Ele atrairá pessoas que não tomam refrigerante, aspirantes à dieta e amantes de suco.

Você pode oferecer diversos sabores e fazer misturas. Algumas misturas são muito populares como o tradicional abacaxi com hortelã ou o de laranja com morango e certamente chamarão a atenção.

E não adianta dar a desculpa de que fazer suco dá muito trabalho não. Você pode comprar a polpa da fruta congelada (ou fazer a sua própria) e na hora que o cliente pedir é só bater no liquidificador. Fácil, rápido e com matéria-prima barata.  

Aposte no visual do seu cardápio de sanduíches

Além de lanches deliciosos, com nomes interessantes e sucos naturais para acompanhar, o seu cardápio deve ser visualmente bonito, agradável aos olhos.

O layout deve estar alinhado ao conceito do estabelecimento e trazer elementos que se diferenciem da concorrência. Vale lembrar que ele não deve estar poluído, ou seja, com excesso de informações. É preciso deixar a página “respirar”.

Não subestime o poder dos “espaços em branco” do seu cardápio de sanduíches, pois eles chamaram a atenção do seu público para as informações que realmente importam.

Outra dica é apostar nas cores quentes, ou seja, vermelho, amarelo, laranja… As cores quentes estimulam a fome, gerando desejo em comer.

Não esqueça das batatinhas e dos molhos

Os amantes de sanduíches sabem que sanduíche pede batata frita e molho para acompanhar. E nesse ponto você também pode se diferenciar.

Por que servir só a tradicional maionese caseira se você pode apostar muitos outros molhos?

Tenha em seu estabelecimento, além dos molhos tradicionais (maionese, mostarda, ketchup), molhos diferenciados, com o rosé, o barbecue e o picante.

Você também pode apostar em molhos exclusivos, que só o seu estabelecimento ofereça. Nesse ponto também vale a criatividade e muito teste, para criar sabores cada dia mais únicos e deliciosos.

Aproveite a onda dos nomes criativos e também “batize” seus molhos com a cara do seu restaurante, eles certamente serão lembrados pelos seus clientes.

Agora que você já sabe como montar um cardápio de sanduíches de alto nível, não deixe que outros pontos atrapalhem o bom andamento do seu negócio. Acesse o nosso artigo Gestão de restaurantes: 5 dicas para administrar com maestria.