Conheça os tipos de massa italiana

Conheça os tipos de massa italiana

Quando pensamos em massa, pensamos logo na Itália, e não é para menos. A culinária italiana é conhecida mundialmente por seus pratos tradicionais, que são, em sua maioria, feitos a partir de massa. Canelone, macarrão, pizza e muitas outras delícias nasceram na cozinha italiana e conquistaram o mundo e, principalmente, os brasileiros.

A cultura italiana é lembrada por famílias grandes e unidas, sempre com momentos reservados para passarem juntos. A massa tem esse “poder” de unir as pessoas próximas, para que, em um almoço ou jantar, todos conversem e sorriam, como uma grande família tipicamente italiana.

Reserve esse momento em família pelo aplicativo Reservatio. Esses pratos deliciosos estão disponíveis em alguns dos melhores restaurantes de Juiz de Fora, cada um com o seu modo único de preparo e sabor. Reserve um momento e prove as massas dos restaurantes Sublime Espaço Gourmet, Pluri Bistrô, Village Grill, Néctar e Empório Aquarela e surpreenda-se com o melhor da culinária italiana.

Existem diversos tipos de massas. Aprenda um pouco mais sobre elas, escolha qual delas atende melhor o seu paladar e surpreenda a sua família na hora de pedir o prato:

Massas curtas

Esse tipo de massa é acompanhado de molhos mais espessos, pois seu tamanho e seu formato ajudam a massa e o molho a estarem sempre juntos.

Elas são menores e podem ser acompanhadas de molho branco ou molho com pedaços, como carne e cogumelos. São de rápido cozimento, então é necessária muita atenção quanto ao ponto perfeito.

Essas massas pequenas são vazadas, ou seja, permitem ser recheadas. Com um molho mais cremoso, feito com frango, o prato fica agradável e com acompanhamento perfeito, pois massa e molho completam os sabores.

 

 

 

Massas longas

Esse tipo de massa é acompanhado por molhos menos espessos, como o de tomate fresco – o mais tradicional da cozinha italiana. Pode também ser servido sem acompanhamento, como o macarrão alho e óleo.

Molhos leves, como o tradicional carbonara, ou um molho preparado com ervas finas também são ótimos acompanhamentos para essas massas.

O preparo é minucioso, pois, assim como as curtas, o ponto dessa massa deve ser seguido à risca, para que não fique mole ou dura demais. Geralmente são servidas al dente.

 

 

 

Massas para sopas

As massas para sopas são, em sua maioria, pequenas e côncavas, para melhor manuseio na colher e para fazer com que o molho sempre acompanhe a massa.

 

As massas para sopas são, em sua maioria, pequenas e côncavas, para melhor manuseio na colher e para fazer com que o molho sempre acompanhe a massa.

 

Os outros tipos de massa para pratos mais elaborados e com recheio são diversos

Essas massas pedem ingredientes mais sólidos e menor quantidade de molho.

Queijos, carnes e legumes são ótimas opções de acompanhamento, pois o diferencial dessas massas é ornar a consistência do recheio com a da massa.

 

 

Entre agora no aplicativo Reservatio e saboreie esse momento incrível com a sua família.