O que é gourmet?

O que é gourmet?

O termo “gourmet” é de origem francesa e é designado a pratos da chamada haute coisine, expressão também francesa que significa “alta cozinha”. Ou seja, “gourmets” são pratos que advêm de uma culinária mais elaborada e considerada nobre, refinada. A palavra, antes, era utilizada para se referir aos apreciadores e bons conhecedores de vinhos.

Ultimamente, temos ouvido muito o termo em pratos “comuns”: coxinha gourmet, brigadeiro gourmet, hambúrguer, cerveja… Tudo gourmet, mas qual é realmente a diferença desses pratos em relação aos “normais”?

Geralmente, os pratos classificados como de alta culinária têm uma forma diferente de preparo, com técnicas mais elaboradas, levam um ingrediente especial e apurado e têm um paladar diferente, algo considerado mais fino. Além disso, gorduras e açúcares em demasia passam longe do prato, já que os ingredientes utilizados são os mais saudáveis possíveis.

O gourmet acabou virando mais que uma expressão e se tornou um segmento na nova culinária, que tem tido bastante crescimento e adesão dos consumidores. Mesmo com preços mais elevados, os pratos que se encaixam nessa fração são muito procurados e apreciados.

Conheça alguns de nossos restaurantes que oferecem este tipo de culinária:

Vieiras Restaurante e Bar

Pluri Bistrô

Restaurante Dashaus

Conheça todos os restaurantes cadastrados e faça sua reserva.