Satisfação do cliente: como garanti-la no seu restaurante

Satisfação do cliente: como garanti-la no seu restaurante

Se você é gestor de um restaurante deve saber que não basta uma boa comida para fazer com que seus clientes voltem, é preciso oferecer uma experiência completa para garantir a satisfação do cliente.

Nosso objetivo hoje é te dar 8 dicas para garantir a satisfação do cliente no seu restaurante, o que certamente aumentará as chances dele voltar.

Foque na experiência do cliente

O primeiro passo para garantir a satisfação do cliente do seu restaurante é oferecer uma experiência completa. A comida, o ambiente e o serviço devem todos estar em harmonia.

Um restaurante de comida japonesa, por exemplo, deve ter uma decoração condizente à proposta do local, com objetos típicos da cultura japonesa.

O mesmo acontece com as músicas. Um restaurante japonês não pode tocar sertanejo universitário, simplesmente não combina.

Todos os pontos do restaurante devem estar condizentes com o conceito idealizado por você, assim as pessoas estarão dispostas até a pagarem um pouco mais por uma experiência diferenciada.

Alguns estabelecimentos apostam na música ao vivo para isso. As pessoas pagam o cover artístico para curtirem uma noite com música e o restaurante atrai assim mais clientes.

Tenha atenção à higiene do local

Outro ponto indispensável, não só pela satisfação do cliente, mas também por questões éticas, é a higiene do local.

Um restaurante deve ter sua cozinha e seus banheiros lavados diariamente, e os funcionários que trabalham na cozinha devem usar sempre luvas e toucas durante o horário de trabalho.

Isso é muito importante pois, por mais que a comida do seu restaurante seja maravilhosa e você ofereça uma experiência única aos seus clientes, um simples comentário em redes sociais sobre um deslize envolvendo a higiene pode acabar com a reputação do local.

Sempre falar que você ainda corre o risco de ter seu estabelecimento fechado pela vigilância sanitária, o que além de te dar muito prejuízo, é humilhante.

Treine muito bem os seus funcionários

O atendimento, para qualquer empresa, é um grande diferencial, e para restaurantes não poderia ser diferente. Na lista de motivos pelo qual empresas perdem um cliente, o mal atendimento é o líder, com 65% dos casos.

Por isso, é preciso treinar muito bem seus funcionários, tanto os responsáveis por preparar os alimentos quanto os responsáveis por atender o público.

Procure ter treinamentos base para os novos funcionários que entrarem e, de tempos em tempos, oferecer capacitações diferenciadas para sua equipe.

E claro, você como gestor deve sempre dar o exemplo.

Isso permitirá um atendimento de excelência aos seus clientes, o que certamente ajudará na tarefa de conseguir altos índices de satisfação do cliente.

Procure surpreender seu público

Sempre que possível procure surpreender seu público. Como seu restaurante pode se diferenciar da concorrência? O que faria seu público escolher o seu empreendimento ao invés do vizinho?  

Pode ser uma sobremesa diferenciada, daquele que dá água na boca só de olhar, ou o oferecimento de sobremesas simples como doce de leite e gelatina gratuitamente.

Em datas especiais, como aniversários ou dia dos namorados, as pessoas tendem a procurar estabelecimentos que tragam um diferencial para essas ocasiões.

Algumas ideias de diferenciais que podem ser implementados em datas especiais são:

  • Drink de presente para o cliente que estiver fazendo aniversário (bares);
  • Rodízio gratuito para o aniversariante que comemorar levando um certo número de amigos para um rodízio (pizzarias, churrascarias, restaurantes de comida japonesa);
  • 15% de desconto no mês do aniversário para almoço (restaurantes self-service);
  • Desconto na conta do casal que reservar uma mesa no dia dos namorados;
  • Cupcake com velinha de presente para o aniversariante;
  • Entre outros.

Crie um programa de fidelização

Outra forma de trabalhar a satisfação do cliente em estabelecimentos como restaurantes é oferecendo programas de fidelização.

Não precisa ser nada muito elaborado, um simples cartão fidelidade, em que a cada 10 almoços a pessoa ganhe o 11º ou um desconto de 50% no próximo, já faz toda a diferença.

Imagine dois restaurantes simples que vendam almoço a preço fixo. O preço do almoço nesses dois restaurantes é o mesmo, mas apenas um deles oferece cartão fidelidade. Qual você escolheria?

É provável que muitas pessoas escolham o que oferece cartão fidelidade, principalmente entre as pessoas que almoçam fora todos os dias, pois assim o almoço sairá mais barato.

Disponibilize estacionamento para aumentar a satisfação do cliente

Algo que desanima as pessoas a irem a determinados lugares é a falta de lugar para estacionar e ter assim que pagar valores exorbitantes em estacionamentos privativos.

Por conta disso, um grande diferencial que alguns restaurantes oferecem é o estacionamento gratuito. Assim os clientes podem ir quando quiserem, estacionar e não pagar mais por isso.

De maneira geral, esse tipo de estratégia auxilia na satisfação do cliente e aumenta o número de consumidores no local.

No caso de você não ter um espaço para fazer isso, é válido fazer um acordo com algum estacionamento privado próximo.

A ideia é que o seu cliente possa estacionar lá e, levando um comprovante de que esteve no restaurante, não pagar o estacionamento.

Claro que um acordo entre o dono do restaurante e o dono do estacionamento deve ser feito. Mas de maneira geral, o dono do estacionamento cobra menos por carro parado por conta do restaurante e o restaurante paga o valor que o cliente pagaria.

Dessa forma, o restaurante paga menos do que se alugasse um local para isso e o dono do estacionamento recebe mais carros. Os dois saem ganhando.

Se possível, ofereça espaço infantil

Este também é um diferencial oferecido por alguns estabelecimentos para melhorar a experiência do cliente. O espaço infantil traz tranquilidade aos pais e alegria às crianças.

É normal ver as próprias crianças pedindo para os pais irem a determinados restaurantes só para poderem brincar no espaço infantil.

É realmente uma boa forma de trabalhar a satisfação do cliente, pois permite que os pais e familiares façam suas refeições com calma e tranquilidade, enquanto as crianças estão brincando.

Facilidade para reservar mesa

Você sabia que tem pessoas que deixam de ir a determinados locais pois estes estão sempre cheios e elas tem preguiça de ligar para reservar uma mesa?

E sabemos também o quão desconfortável é ficar do lado de fora do restaurante esperando alguma mesa desocupar. Esse tipo de situação é desconfortável tanto para quem está esperando tanto para quem já está sentado.

Por isso, outra forma de garantir a satisfação do cliente é facilitando o processo de reserva de mesas. O aplicativo reservatio ajuda nessa missão. Ele disponibiliza informações sobre os restaurantes parceiros e permitem que os usuários façam a reserva de mesa diretamente pelo aplicativo.